8 dicas essenciais para usar o Telegram no seu negócio

  • Blog
  • Redação
  • 06/12/2022
  • 511

Que o Telegram é um excelente aplicativo de mensagens instantâneas, você já sabe!

Mas sabe que você pode usá-lo para impulsionar o seu negócio e não apenas por lazer? Pois é o Telegram é  uma super ferramenta que pode ajudar seu negócio a aumentar o alcance e o relacionamento com o público.

Quer saber como fazer isso? Então vem comigo que este é o assunto de hoje.

dicas telegram

Por que usar o Telegram e não o “outro” app?

Assim como o WhatsApp, no Telegram seu negócio consegue compartilhar conteúdos em diversos formatos – áudio, texto e imagem. E também como o app do telefone verde você pode usá-lo tanto no celular quanto no computador.

Suas mensagens ficam guardadas na nuvem, garantindo que você não perca nenhuma mensagem, mesmo se esquecer de fazer o backup ou trocar de celular e de quebra isso te ajuda a economizar memória além de possibilitar que você acesse as conversas de vários dispositivos.

Uma das diferenças mais marcantes do Telegram em relação ao WhatsApp é:

  • criação de canais com audiências ilimitadas onde apenas o criador compartilha conteúdos
  • grupos onde as pessoas podem interagir e enviar mensagens, também com número quase ilimitado de integrantes

Isso porque os grupos do Telegram podem ter até 200 mil membros – já o WhatsApp limita os integrantes a 256.

Vale destacar aqui que somente com a criação de canais de transmissão – que possuem número ilimitado de contatos –  seu negócio pode anunciar promoções, divulgar produtos e/ou serviços e ainda consegue promover o engajamento entre os membros dos grupos.

Isso eleva o poder do Telegram para marcas e empresas frente ao app do telefone verde.

Especialistas em tecnologia inclusive afirmam que o Telegram oferece maior segurança de dados e privacidade para os usuários – isso devido ao app oferecer a opção de mensagens que se autodestroem depois de um tempo. 

Esta é uma excelente opção para o relacionamento com seus clientes e tem se apresentado como uma ferramenta bastante produtiva e viável.

Devido a todas essas vantagens que o Telegram oferece ao seu negócio vamos te passar 8 dicas para você utilizar esse app na sua empresa. Partiu?

1. Crie um canal do seu negócio 

Para dar início na jornada de  impulsionar o seu negócio no Telegram, o primeiro passo é criar um canal que permita a transmissão das suas mensagens para audiências ilimitadas -mas lembre de ter mais de um administrador que seja responsável pelas postagens.

Para criar seu canal, clique no ícone – nova mensagem (canto superior direito do aplicativo) e depois no botão novo para finalizar clique em criar canal.Seguindo esses passos o app abrirá uma janela para que você inclua foto,nome do canal e descrição –  e aqui Insira as informações da sua marca.

Para finalizar, defina se o canal será público ou privado – caso opte pela última os usuários só terão acesso ao canal com o link específico – divulgado apenas quando for de seu interesse.

2. Grupos também são uma boa opção

O processo para criar um grupo no app é semelhante ao  canal – Clique em nova mensagem e depois em novo grupo – após adicione os membros – até 200 mil participantes e após crie o nome do grupo e insira uma imagem.

Apesar de todos os membros poderem compartilhar informações, você pode moderar o nível de participação das pessoas – permitindo ou não que os usuários enviem links, fotos e vídeos.

Nos grupos do Telegram inscritos também podem enviar mensagens. E o app do Telegram ainda possibilita vincular um grupo a um canal, tornando a estratégia mais completa. 

Para isso, entre no seu canal e clique no nome dele – vá em “editar” (lado superior direito) e na aba conversa, você conseguirá selecionar o grupo correspondente e fazer a vinculação.

3. Faça a divulgação do seu canal/grupo

Após criar o canal/grupo  informe sua audiência que você está presente no Telegram e deixe o link na sua bio do Instagram.

Crie stories e postagens divulgando que sua marca está no app e também poste conteúdos dos outros canais para divulgá-los ao público.

4. Use bots para facilitar a comunicação

Esta é sem dúvida uma das funcionalidades mais úteis do Telegram para quem tem um negócio: o uso de robôs para tarefas automatizadas que permitem programar postagens, criar adesivos e moderar os bate-papos. 

Seu negócio ainda pode criar um robô personalizado para funções específicas ou mesmo usar os que já existem no app.

Para aproveitar os robôs busque-os no app como faria para encontrar um contato – aí clique no ícone de nova mensagem e insira o nome do robô que você escolheu.

5. Tenha um calendário de postagens

Manter um calendário de publicações é importante em qualquer rede social, inclusive no Telegram.

Então seu negócio precisa definir uma frequência de postagens, então organize-se para criar conteúdos com antecedência – pois isso também cria expectativa nos usuários que esperam a postagem.

Use o Telegram para compartilhar:

  • informações
  • comunicados
  • promoções
  • dicas
  • conteúdos exclusivos

Que os seguidores só podem ter acesso por esse app. Isso aumenta a curiosidade e atrai quem está realmente interessado no que você oferece. 

Ofereça dicas em áudio, vídeo e texto e veja o que funciona melhor para a sua audiência. Uma dica nossa é usar as enquetes para isso e ver qual a preferência do seu público.

Mas lembre-se de equilibrar o número de postagens para não perturbar os membros, ok?

6. Chat secreto e a autodestruição do histórico

Um diferencial do Telegram é o recurso de chat secreto onde as mensagens não vão para o servidor da empresa –  mas essa função só é permitida quando os dois usuários autorizam.

Uma das partes do chat escolhe o temporizador para que as mensagens se autodestruam e o histórico seja eliminado completamente. Além disso, o Telegram permite identificar quando uma pessoa tirou print  da conversa.

7. Vantagens do aplicativo de desktop

Só o  Telegram pode ser habilitado enquanto o smartphone estiver conectado na internet e perto do computador, funcionando de maneira independente e permitindo que o usuário utilize as mesmas funções no seu celular, mesmo estando offline.

8. Hashtags e mensagens fixadas

Seja em grupos ou canais, as mensagens podem ser fixadas no topo da conversa, colocando mensagens importantes ali para facilitar a busca. 

Também use as hashtags (#) que funcionam para buscar conteúdos.

Telegram é seu aliado!

Gostou das dicas? Então comece a usar o Telegram como aliado do seu negócio hoje mesmo e veja os resultados!


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