É seguro usar o telegram? Tire todas as suas dúvidas!

  • Blog
  • Redação
  • 14/12/2022
  • 566

telegram e seguro

O aplicativo de mensagens Telegram quase foi bloqueado em março deste ano pelo Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Contudo, o pedido foi revogado após ter ocorrido o cumprimento de todas as determinações judiciais.

No entanto, ainda que o funcionamento do aplicativo esteja ocorrendo normalmente, ainda há desconfiança no que tange à segurança. Tudo isso gira em torno da fácil disseminação de informações, pois a plataforma pode abranger até 20.000 pessoas ao mesmo tempo.

Mas, para entender melhor sobre a segurança do aplicativo, precisamos aprender como ter mais segurança no uso do app. Reunimos aqui algumas dicas para você usar o Telegram com mais segurança.

Por que o Telegram é seguro?

A ferramenta de mensagens sempre apresentou segurança, até que uma desconfiança passou a rondar os usuários. Ainda em 2019, a conversa entre o, até então, juiz Sérgio Moro e o Coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, foram expostas.

Foi a partir daí que descobriram que a criptografia de ponta a ponta era feita apenas em chats secretos. Pela configuração do app, o usuário pode habilitar esse tipo de criptografia, mas, por padrão, ele terá a criptografia “cliente-servidor”, que não permitirá que a mensagem seja cifrada do início ao fim.

O fluxo de mensagens que passa pelo Telegram funciona da seguinte forma: a mensagem sai do celular criptografada, depois ela será decodificada pelo servidor para, por último, ser embaralhada na saída para o destinatário.

Todo esse processo ocorre para que o usuário consiga ter acesso às mensagens em outros dispositivos. A plataforma do Telegram garante que as mensagens não podem ser decifradas caso sejam interceptadas.

Como o Telegram garante a privacidade dos usuários?

Já que o fator de fragilidade na segurança do Telegram ocorreu entre pessoas públicas, isso despertou a atenção de muitos usuários. Como vimos anteriormente, a criptografia “cliente-servidor” facilita a visualização do histórico de mensagens em outros dispositivos. Nesse caso, o armazenamento é feito em nuvem para um resgate posterior.

Mas se o usuário não quiser se preocupar com a segurança de mensagens, ele poderá ter todo o histórico de conversa armazenado somente no aplicativo que estiver sendo utilizado. Para isso, ele deverá ativar de forma manual o “chat secreto”.

Veja os benefícios do chat secreto do Telegram:

  • Bloqueio de encaminhamento de mensagens para outros usuários;
  • Impedimento de captura de tela com prints;
  • Criptografia de ponta a ponta é também usada para áudios e vídeos;
  • Verificação em duas etapas;
  • Ativação de mensagens autodestrutivas para posterior eliminação em tempo pré-determinado.

Por que esse app tem sido escolhido para conversas privadas?

O Telegram é um serviço popular de mensagens com muitas ferramentas e recursos. Por conta disso, muitas pessoas estão optando por utilizar esse app para manter conversas privadas com seus amigos, familiares, ou criar grupos de diversas categorias para a expansão de seus negócios.

Além disso, o Telegram conta com uma série de recursos de segurança, tais como bloqueio de contato, identificação de contatos desconhecidos, recurso de segredos que garantem a privacidade das conversas e um sistema de autenticação em duas etapas. Todos esses recursos tornam o Telegram uma opção segura para qualquer usuário.

O que faz com que a ferramenta saia na frente de outras é a possibilidade de fazer comunicação em massa. Um grupo pode ter até 200 mil membros, por exemplo. Com isso, muitas pessoas gostam da ferramenta para expandir sua mensagem com mais rapidez.

Portanto, o Telegram é uma ótima opção para manter conversas privadas e ter certeza de que elas não serão interceptadas por terceiros.

Veja as funções que fazem o Telegram ser mais seguro

O Telegram é o aplicativo de mensagens mais preocupado em oferecer segurança aos usuários. A melhor maneira de não compartilhar dados com milhões de usuários é fazendo a configuração no perfil do app.

Veja algumas orientações para deixar o  Telegram ainda mais seguro.

  • Número de telefone

 Decida quem verá o seu número — Ninguém ou Contatos

  • Status de último acesso e on-line

Quem pode ver se estou on-line — Ninguém

  • Foto de perfil – Quem pode ver minha foto de perfil

Ninguém ou Contatos

  • Chamadas 

Quem pode me ligar — Contatos (ou Ninguém, se preferir)

  • Chamadas

Ponta a ponta — Contatos (ou Ninguém, se preferir não compartilhar seu endereço de IP.)

  • Mensagens encaminhadas 

Quem pode adicionar um link para minha conta ao encaminhar minhas mensagens — Ninguém ou Contatos

  • Grupos e Canais

Quem pode me adicionar — Ninguém ou Contatos

Dicas extras para aumentar a segurança no Telegram

Caso você queira ainda mais proteção nas suas conversas, use as dicas a seguir.

Use outro número de telefone

Você pode optar por usar outro número de telefone para utilizar a ferramenta. Nesse caso, pode ser até um número virtual. Essa estratégia de assegurar ainda mais privacidade pode ser utilizada por pessoas que costumam se comunicar com muitas pessoas. É o caso de influencers, figuras públicas e empresas em geral.

VPN

Usando uma VPN, o endereço IP fica oculto.

Bloqueio de dispositivo

Para evitar que suas informações e conversas sejam expostas por aí, a recomendação é que o dispositivo seja bloqueado com PIN ou uso de senha. É importante lembrar que, mesmo os apps mais seguros, ficam vulneráveis em caso de furto ou invasão de sistema via acesso remoto.

Antivírus

Poucas pessoas lembram da importância do antivírus em smartphones. A verdade é que os aparelhos precisam de muito cuidado, pois qualquer site mal-intencionado pode ganhar informações sigilosas. Por isso, evite a ação de malwares com a instalação de antivírus para blindar seu aparelho.

Conclusão

O Telegram é um aplicativo seguro e está disponível gratuitamente para pessoas que querem expandir negócios, divulgar ideias e fazer novas amizades. Para isso, é só escolher um grupo de acordo com a área de interesse. 

O mais importante é saber usar as funções de segurança que estão no próprio aplicativo para evitar que seu conteúdo seja exposto. Quanto mais recursos para garantir a privacidade, mais protegido o usuário fica. Sendo assim, siga essas dicas para usar o seu Telegram sem preocupações. 

Entre no site e saiba mais sobre o Telegram.


Recomendados

Mundo dos Suplementos: Como Escolher o Melhor Pré-Treino sem Cair em Falsificações 43 12/03/2024 Mundo dos Suplementos: Como Escolher o Melhor Pré-Treino sem Cair em Falsificações A indústria de suplementos, embora ofereça oportunidades para potencializar os resultados dos treinos, também... Continue lendo
Por que o tênis é um ótimo esporte para apostar? 18 29/03/2024 Por que o tênis é um ótimo esporte para apostar? O tênis é um esporte de ritmo acelerado, popular em todo o mundo entre jogadores e espectadores. O tênis rapidamente... Continue lendo
As Dez Maiores Rivalidades da Premier League, Ranqueadas: Uma Análise Profunda 25 20/03/2024 As Dez Maiores Rivalidades da Premier League, Ranqueadas: Uma Análise Profunda No vibrante cenário da Premier League, frequentemente surgem debates sobre qual rivalidade é suprema. Um exemplo... Continue lendo

Politica de Privacidade    Termos de Uso    DMCA    Blog    Contato

Seja bem vindo ao nosso site Telegrupos aqui você encontrará os melhores links de canais e grupos de telegram para participar além de bots. Pois somos o melhor site para divulgação de canais e grupos. Telegrupos é um diretório de grupos do Telegram e não tem relação com o Telegram FZ-LLC. As informações fornecidas neste site são meramente informativas e não nos responsabilizamos pelas conversas, contatos e veracidade dos grupos publicados. Todas as conversas ocorrem em sites fora do nosso site.

Link de Grupo     Figurinhas para WhatsApp     Cursos para fazer     Grupo de Apostas Esportivas     Meu Quiz     Memes Engraçados

© 2024 - Grupos Telegram